Pesquisar este blog

domingo, 17 de outubro de 2010

A LIÇÃO DAS URNAS 2

De vez em quando desejo me posicionar sobre a política, de Juazeiro, do Brasil ou do Mundo. O único lugar onde posso me expressar mais livremente é este: o meu blog!
A última vez que fiz isso comemorei a eleição de Isaac, em Juazeiro, por derrotar a mesmice que se revezava na política local desde antes de eu vir morar nesta cidade, desde 1989. Não quero aqui adiantar as minhas avaliações particulares sobre o desempenho de Isaac, como prefeito da cidade - e eu as tenho - mas, venho comemorar aqui um outro resultado eleitoral que tomo como uma "lição das urnas": nestas eleições nenhum candidato a deputado, estadual ou federal, foi eleito em Juazeiro. Digo nenhum porque, o único que é da cidade e se elegeu Deputado Estadual foi Roberto Carlos, que merece os nossos parabens, mas, é importante destacar, ele não foi eleito com os votos de Juazeiro. Não se pode dizer que ele foi eleito em Juazeiro.
Quanto aos outros, Jorge Khoury, Joseph Bandeira, Pedro Alcântara e Misael Aguilar, estes tomaram um tombo. Um tompo merecido! Espero que eles, todos eles, tomem o resultado das urnas como um recado claro! Jorge Khoury laçou uma revistinha falando se suas obras em mais de 20 anos de mandato. Mas elas não são representativas dos dividendos econômicos e políticos que ele abocanhou nestes mais de 20 anos. Acho que ele deveria se aposentar! Recomendo a mesma coisa a Pedro Alcântara, que em tantos anos de poder não conseguiu sequer melhorar as condições de fornecimento de água e a estrada para sua cidade natal, Campo Alegre de Lourdes.
Misael Aguilar, que resolveu tirar o seu filho da candidatura porque ele não ia muito longe mesmo, logrou uma exemplar derrota. Acho melhor que ele vá cuidar de seu patrimônio, aprimorado com os anos de poder. Joseph, que nunca foi eleito deputado, mas seus séquitos o tomaram não apenas como "nosso deputado", mas como o "chefe", deve entender que não é assim que o povo quer que a política seja praticada, com atitude patrimonialista, assumindo o posto do "dono do curral eleitoral", mandatário dos cargos da "nova hegemonia". A política exige novas posturas e novos políticos. Estes aí estão todos envelhecidos, gastos, carcomidos. Eles e seus discursos, gritados ou não, já se tornaram repetições esvaziadas. Tá na hora de renovar as práticas políticas e seus praticantes!
Eu comemoro este recado das urnas! Juazeiro, certamente, não vai ficar pior por não tê-los elegido, afinal, se isto justificasse, Juazeiro era para estar um brinco, tendo dois deputados federais, sendo um deles há mais de 20 anos. E não está! Se Juazeiro não pode mostrar o que ganhou em tê-los, não pode chorar por perdê-los!

Nenhum comentário: